Copa do Mundo FIFA - 1998

Comentarios

Olá, podem me chamar de Sir, e partir deste momento estou inaugurando o blog Teorias do Subsolo.

O primeiro tema abordado será o futebol, que depois de um período de total desilusão, enfim volta a despertar emoções positivas nos brasileiros. A temporada nacional se aproxima do fim e aquele ansiedade, tão comum durante décadas, volta a tomar conta dos corações apaixonados pelo esporte mais amado do mundo, porém o que será abordado aqui não envolve clubes e nem a paixão dos torcedores, trata-se de um dos episódios mais questionados da história recente do esporte brasileiro, a final da Copa do Mundo 1998.

O último mundial de futebol do 2º milênio foi realizado na França, país que já havia sediado o torneio anteriormente, na década de 30. A seleção da casa possuía um bom time, e um dos melhores jogadores da competição, o imprevisível Zinedine Zidane, mas os próprios franceses não estavam muito otimistas na conquista do título, pois os atuais campeões, os brasileiros, contavam novamente com uma grande seleção e, dessa vez, reforçados pelo melhor jogador da época, Ronaldo.

Mesmo com toda a contradição, nós sabemos bem o desfecho dessa história, a França se sagrou campeã em cima do Brasil, em uma das derrotas mais humilhantes da história de nossa seleção. Por mais que seja difícil aceitar, resultados surpreendentes acontecem no futebol, porém, quem assistiu ao jogo, relata que a seleção brasileira atuou de forma no mínimo estranha. Os jogadores estavam apáticos e, antes da partida, a estranha notícia da convulsão de Ronaldo causou bastante confusão, sentimento que se agravou após o atacante reagir de forma preocupante a um choque com o goleiro francês.  No fim, para todos os efeitos, a preocupação com o 9 do time canarinho foi mais ou menos aceita como a razão do comportamento pífio do restante da equipe naquela fatídica final.

O futebol sempre foi alvo de diversas teorias conspiratórias e por se tratar de um jogo alguém, em algum momento, vai acabar perdendo, porém as circunstâncias podem fazer com que o resultado seja alvo de questionamentos, assim foi com a final do mundial de 98. Textos começaram a circular na mídia expondo uma trama por trás do resultado (deixarei, abaixo, um link em que o mais famoso desses textos pode ser lido na íntegra), alguns, inclusive, traziam supostas entrevistas com declarações enigmáticas de jogadores como argumento. Estava armada mais uma confusão envolvendo o resultado de uma Copa do Mundo.

Diversas teorias surgiram, sendo que a principal delas colocava como motivação de todo esquema a crise que a França vivia. A ideia era dar o primeiro título mundial de futebol para os franceses como forma de acalmar e conformar a população. A trama supostamente foi coordenada pela própria FIFA, que, diga-se de passagem, está sempre envolvida em situações suspeitas, em conjunto com o governo francês e grandes empresas patrocinadoras do torneio, que financiaram a operação. Obviamente, a convulsão de Ronaldo foi um forte argumento dos que defendiam que realmente houve algum tipo de armação, pois esse fato foi o que justificou o comportamento apático do time. Portanto, é plausível pensar que a doença do atacante fosse uma farsa usada para acobertar um desempenho inaceitável dentro de campo.


Outro acontecimento lembrado pelos conspiradores foi a estranha visita do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a concentração da seleção brasileira antes da final, fato nunca antes visto na sua história a frente da confederação. Acredita-se que nesse momento foi feito algum tipo de pregação para convencer o time da necessidade de perderem aquela partida. De acordo com teóricos, além de robustas quantias em dinheiro (destinadas a CBF e à delegação que disputava a competição), o Brasil receberia como prêmio por sua colaboração o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, quando obrigatoriamente deveria ser realizada na América do Sul, e também teria o caminho facilitado na Copa de 2002. O grupo com adversários inexpressivos e os diversos erros de arbitragem a favor da nossa seleção, assim como o retorno triunfal de Ronaldo, deram sustentação para a teoria. Em 2007 foi decretado fim do rodízio de continentes como sedes do mundial (um desejo antigo da FIFA e da UEFA), porém a nova regra só se aplicaria para torneios a partir de 2018, deixando o caminho livre para sediarmos a competição máxima do futebol em 2014.

Com tantas incertezas é difícil se posicionar e decretar o que é a verdade. Mas e você? De qual lado está? Comente. Apresente-nos fatos novos sobre o tema, pois é esse o objetivo do blog.

Muito obrigado a quem leu até aqui, desculpem se o texto ficou um pouco longo. Até as próximas!

Links:
Imagens retiradas de:

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado!

Postagem mais recente Página inicial
Tecnologia do Blogger.